Quem sou eu

Minha foto
Conceição da Barra, Sudeste/ES, Brazil
Nós somos do grupo de estudo que se reune nas terças-feira pela manhã no Pólo Presencial. Somos pós-graduandos do Curso de Filosofia e Psicanálise, na modalidade EAD, ofertado pelo Departamento de Filosofia e pelo NEA@AD - UFES. Nossos nomes são; Maria Alvanny, Dilza, Claudio, Marivalda, Veratriz, Valéria, Luciana e Ariana. Sejam bem vindos(as) ao nosso blog.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sócrates

Sócrates um filósofo que o principal objetivo era o pensamento, cuidado com a lama e a busca pelo autoconhecimento. Seu método consistia na indagação e o meio em que vive, com um olhar na prática, no questionamento sempre envolvendo a interação para compreensão da interioridade, tendo como norte a inscrição no templo de Delfos, cuja mensagem era: "conhece-te a ti mesmo". Sócrates teve a informação de que ele era o homem mais sábio da Grécia, à qual retrucou o pensador ser aquele que nada sabia, tendo convicção de sua ignorância.
O percurso sempre indutivo, a partir de casos concretos e individuais, até se alcançar uma definição universal.
Ao fim, o discurso dialógico é abandonado, restando apenas à verdade alcançada sobre aquilo que se discutiu, o essencial das coisas. Há sempre uma união entre método e objeto de pesquisa, que é próprio do ser humano. Ele denomina maiêutica, significando a arte da parteira, ou seja, uma metáfora para a técnica ou arte de fazer dar a luz, os conhecimentos que nascem na mente dos que dialogam, sendo indutivo até ser alcançado a aprendizagem que sempre objetiva a felicidade humana a se realizar sempre no espaço político, por meio da incessante busca do conhecimento. Para Sócrates a virtude caminha junto com o conhecimento que é construído e se desenvolve mediante e constantemente no cuidado da alma: “conhecer-se a si mesmo”. Sócrates apresentava um paradoxo no qual é impossível ensinar algo que alguém já possui. O que falta é ser despertado sendo que isso é próprio de cada indivíduo.
Assim é também a proposta EAD, como um novo estilo de pedagogia que favorece tanto as aprendizagens personalizadas quanto a aprendizagem coletiva em rede. A aprendizagem é centrada no acompanhamento e na gestão do tutor que participa desse processo como um questionador despertando, guiando, até alcançar o objetivo almejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário