Quem sou eu

Minha foto
Conceição da Barra, Sudeste/ES, Brazil
Nós somos do grupo de estudo que se reune nas terças-feira pela manhã no Pólo Presencial. Somos pós-graduandos do Curso de Filosofia e Psicanálise, na modalidade EAD, ofertado pelo Departamento de Filosofia e pelo NEA@AD - UFES. Nossos nomes são; Maria Alvanny, Dilza, Claudio, Marivalda, Veratriz, Valéria, Luciana e Ariana. Sejam bem vindos(as) ao nosso blog.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Os quatro Modelos apresentados de Ensino Aprendizagem Comparados com a Proposta EAD - Turma de terça-feira

Jacques Lacan


Para o pensamento do psicanalista Jacques Lacan, Sócrates de forma indireta, na busca pela verdade absoluta de sua reflexão deixa escapar a sua intervenção para a aprendizagem. Ao nos depararmos com Sócrates que vê o homem com o conhecimento racional, Lacan nos apresenta outra visão: a do inconsciente, ou seja: o sujeito que utiliza o imaginário e o simbólico por meio da linguagem e assim baseia-se no que estar intrínseco no indivíduo. Ressaltamos que tanto Lacan quanto Sócrates foram e são fundamentais para orientar o homem na busca do saber e da verdade. Porém não se pode esquecer que Lacan critica a forma de Sócrates entender, ou melhor, dizer que o conhecimento precisa ser despertado através das indagações. Enquanto Lacan define que a origem do conhecimento está desde sempre internalizada no indivíduo e apenas precisa de uma situação para que seja externalizada, Sócrates diz que o indivíduo precisa ser estimulado a chegar à essência da verdade.
Relacionando as idéias de Lacan com EAD, percebemos que ambas nos propõe a busca do saber existente no nosso inconsciente de forma individual. Assim descartando a necessidade do mestre detentor ou não do saber. O pensamento de Lacan quando apresenta a idéia de Cartel nos aproxima bastante dos estudos desenvolvidas na EAD. Lacan deixa claro que o princípio adotado para a execução do trabalho da Escola é o de uma elaboração sustentada num pequeno grupo, dando, em seguida, as coordenadas deste pequeno grupo, o cartel. .
O cartel diminui a importância do curso magistral para a Escola de Psicanálise. Nesse caso, não cabe, de modo algum, a idéia de um professor que possa transmitir o saber. Daí o cartel apresentar-se como uma ferramenta muito interessante para o estudo da transmissão de ensino por meio da educação aberta e a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário