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Nós somos do grupo de estudo que se reune nas terças-feira pela manhã no Pólo Presencial. Somos pós-graduandos do Curso de Filosofia e Psicanálise, na modalidade EAD, ofertado pelo Departamento de Filosofia e pelo NEA@AD - UFES. Nossos nomes são; Maria Alvanny, Dilza, Claudio, Marivalda, Veratriz, Valéria, Luciana e Ariana. Sejam bem vindos(as) ao nosso blog.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Joseph Jacotot

Joseph Jacotot

Joseph Jacotot foi um professor da Universidade de Louvain, no século XIX propôs um método inovador de aprendizagem que ele classificava como emancipação intelectual. De acordo com Jacotot o aluno se emancipa a partir do momento em que aprende pela tensão de seu próprio desejo, sem a presença do mestre que aqui encaminha o educando para utilizar a sua própria inteligência, ou seja, ele constrói seu conhecimento a partir de suas necessidades. Esse método também se constitui em uma crítica ao método socrático e vem se juntar á critica lacaniana. Jacotot ensina literatura francesa em língua francesa para estudantes franceses. Através de uma revista bilíngüe ele pede aos alunos, com a ajuda de um interprete que tentasse ler um texto em francês com o auxílio da versão holandesa fazendo um relato posteriormente sobre o que haviam aprendido. Jacotot fica surpreso ao descobrir que os alunos conseguiram realizar a atividade proposta e nem foi preciso ele explicar nada a eles. Então ele descobre que os educandos podem construir seus aprendizados não necessitando da figura emblemática do mestre explicador. Na EAD acontece o mesmo a partir do momento que os cursistas. Com ajuda dos materiais, dialogam com seus pares e com o tutor que assume a função de auxiliador. Então existe uma interação grupal e individual onde todos participam com o entendimento do material e a colocação em comum dos resultados. Essa é a essência da metodologia EAD que apresenta uma proposta inovadora partindo do princípio que a educação deve emancipar as pessoas e possibilitando a busca dos conhecimentos. Nesta perspectiva existe uma proximidade com o pensamento freireano que também defende a educação emancipadora onde as pessoas se educam entre si mediatizadas pelo mundo. Isso levou Paulo Freire a cunhar a afirmação que diz: “As pessoas se educam entre si mediatizadas pelo mundo.”, ou seja, ninguém educa ninguém ou que ninguém educa a si mesmo, isso pode contribuir para a idéia da EAD na modernidade como uma forma de educação inovadora e participativa.

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