Joseph Jacotot
Joseph Jacotot foi um professor da Universidade de Louvain, no século XIX propôs um método inovador de aprendizagem que ele classificava como emancipação intelectual. De acordo com Jacotot o aluno se emancipa a partir do momento em que aprende pela tensão de seu próprio desejo, sem a presença do mestre que aqui encaminha o educando para utilizar a sua própria inteligência, ou seja, ele constrói seu conhecimento a partir de suas necessidades. Esse método também se constitui em uma crítica ao método socrático e vem se juntar á critica lacaniana. Jacotot ensina literatura francesa em língua francesa para estudantes franceses. Através de uma revista bilíngüe ele pede aos alunos, com a ajuda de um interprete que tentasse ler um texto em francês com o auxílio da versão holandesa fazendo um relato posteriormente sobre o que haviam aprendido. Jacotot fica surpreso ao descobrir que os alunos conseguiram realizar a atividade proposta e nem foi preciso ele explicar nada a eles. Então ele descobre que os educandos podem construir seus aprendizados não necessitando da figura emblemática do mestre explicador. Na EAD acontece o mesmo a partir do momento que os cursistas. Com ajuda dos materiais, dialogam com seus pares e com o tutor que assume a função de auxiliador. Então existe uma interação grupal e individual onde todos participam com o entendimento do material e a colocação em comum dos resultados. Essa é a essência da metodologia EAD que apresenta uma proposta inovadora partindo do princípio que a educação deve emancipar as pessoas e possibilitando a busca dos conhecimentos. Nesta perspectiva existe uma proximidade com o pensamento freireano que também defende a educação emancipadora onde as pessoas se educam entre si mediatizadas pelo mundo. Isso levou Paulo Freire a cunhar a afirmação que diz: “As pessoas se educam entre si mediatizadas pelo mundo.”, ou seja, ninguém educa ninguém ou que ninguém educa a si mesmo, isso pode contribuir para a idéia da EAD na modernidade como uma forma de educação inovadora e participativa.

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